Sala do Empreendedor de Campo Bom registra quase 3,5 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2025
Espaço instalado na Prefeitura oferece serviços essenciais a empreendedores e empresas, promovendo a formalização, desburocratização e apoio ao crescimento econômico local
Por Radio Cinderela
Publicado em 10/04/2025 10:56
Política
Atualmente, Campo Bom conta com 6.798 Microempreendedores individuais (MEIs) ativos

Instalada no saguão da Prefeitura de Campo Bom, a Sala do Empreendedor tem se consolidado como um importante ponto de apoio ao desenvolvimento econômico da cidade. Somente no primeiro trimestre de 2025, o espaço realizou 3.427 atendimentos, entre os quais se destacam 88 aberturas de MEIs (Microempreendedores Individuais) e 637 análises de viabilidade da Junta Comercial — processo que avalia o zoneamento urbano para novos empreendimentos ou para empresas que passam por alterações.

Atualmente, Campo Bom conta com 6.798 MEIs ativos, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O titular da pasta, Régis Thoen, explica que houve uma pequena redução no número de MEIs em relação aos últimos meses de 2024, com 71 registros a menos, reflexo de um movimento nacional. “Essa diminuição ocorreu em todo o Brasil, por conta do desenquadramento por falta de declaração ou débito”, esclarece Thoen. O desenquadramento é a exclusão do regime do MEI quando o empreendedor deixa de cumprir obrigações legais, como o limite anual de faturamento.

A Sala do Empreendedor atende desde microempreendedores individuais até grandes empresas, oferecendo serviços como orientações para formalização, alteração e baixa de empresas, emissão de notas fiscais, informações sobre licenciamentos ambientais e sanitários, além de dados sobre licitações públicas.

Para os MEIs, o local ainda oferece suporte na emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), elaboração da Declaração Anual de Faturamento e acompanhamento em todas as etapas da formalização.

Outro destaque do espaço são as oficinas de crescimento, que oferecem palestras, capacitações e cursos voltados ao público empreendedor, com o objetivo de fomentar boas práticas de gestão e ampliar as oportunidades de sucesso nos negócios.

Além disso, estão disponíveis serviços como emissão de Alvará de Licença, Inscrição Municipal, consulta de zoneamento e informações sobre incentivos fiscais e linhas de financiamento.

 

A Sala do Empreendedor funciona de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail empreendedor@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8637.

Comentários